10 dicas para gerenciar a vida de trabalho, família e lazer

Vivemos na era multitasking, em que estamos pendente de quatro telas ao mesmo tempo. Na era em que “tudo é para ontem”. É muito difícil escrever tudo o que deveríamos profissionalmente e, mais ainda, conciliar nosso ambiente de trabalho com o lazer ou outros assuntos. A situação agrava-se no caso de que seja criada a conciliação familiar. Os espanhóis ocupamos o oitavo posto com o final entre os países da Europa com piores condições quando se tem um filho. As licenças maternidade e paternidade no nosso país são um dos pontos mais fracos na hora de coordenar a vida familiar e a profissional. Maria Abade, diretora de Marketing da Teamleader para Espanha e Portugal, dá-nos as suas chaves.


Isso é especialmente complicado para todos os que queiram ter seus três aspectos vitais equilibradas, mas especialmente para as mulheres: dados do Inquérito de População Activa apontam que 96% das excedências que se pedem com motivo do cuidado de crianças é pedido por mulheres.


Para, dentro do possível, tornar mais fácil e suportável a conjugação de todos os domínios e ser política ou empresarial, sem morrer na tentativa, deixo 10 dicas para realizar um trabalho inteligente que nos permita ter vida para além dos e-mails, telefonemas e reuniões.


1. Ter todos os processos em ordem e sob controle. Diretoras, responsáveis de área e gestores de projeto, tanto por elas mesmas e pelos seus equipamentos (além dos legítimos direitos, um modelo contente e descansado rende mais, e passar mais tempo no escritório não se traduz, necessariamente, em melhores resultados), devem-se observar os fluxos de trabalho de sua empresa ou seção para ver como você pode otimizar e estabelecer metas e prioridades.


2. Simplificação de “gadgets” ou ferramentas. Em um contexto em que falta tempo para tudo, a otimização na gestão é fundamental. Atualmente, existem ferramentas de gestão que permitem que os processos sejam mais ágeis. Às vezes, como empresárias ou directivas vamos tão rápido que paramos para melhorar os processos. No nosso dia-a-dia existem ferramentas que nos facilitam a gestão. A nuvem pode ser o nosso grande aliado. Lá podemos encontrar a partir de ferramentas que integram todas as funções básicas para uma empresa, como o CRM, gestão de projetos e faturamento, em uma única plataforma; até ferramentas colaborativas para usar em nossa organização, tanto individual como com os equipamentos.


3. Evitar os momentos de procrastinación através da programação consciente. Um dos truques mais úteis que eu ouvi foi o de dedicar alguns minutos concretos a nos concentrar em nossa respiração, tentar estar presente no aqui e agora, para depois dedicar 5 minutos a programar a atividade que vamos fazer. Trata-Se de um auto-engano positivo, porque o que custa de uma atividade é normalmente o momento anterior; essa espécie de “sentimento do fólio em branco”. Mas, uma vez superada a fase inicial, o corpo está acostumado e sente a necessidade de acabar o mandato.


4. Economizar tempo, independentemente das ações mecânicas, como faturamento. Uma directiva ou responsável eficiente deve procurar software tudo-em-um que lhe ajude a realizar funções que não são essenciais para o core business ou negócio central da empresa. Assim, os trabalhadores podem realizar outras atividades e dedicar o seu tempo ao que realmente importa. A inovação e até mesmo a encontrar novos nichos de mercado.


5. Levar uma vida saudável. Para um desempenho otimizado e eficiente em nosso posto de trabalho, é necessário respeitar o nosso corpo e suas necessidades: alimentação, repouso e exercício.


6. Configurar uma partilha equitativa de tarefas domésticas. Neste ponto faltaria a necessidade de explicação. O ambiente de trabalho, já o coloca em ocasiões bastante complicado para além de ter complicações em casa. A cooperação dentro da família seria benéfica para todos, pois a todos gostaríamos de poder passar mais tempo com nossos filhos e é mais fácil turnarse nas tarefas, fato que, além disso, significaria uma economia de cara contratação de assistentes e, se feito da melhor maneira possível, o que implicaria uma maior entrada de receitas ao poder arrumar e estar duas pessoas no activo.


7. Agrupar reuniões no tempo. Tente agrupar as reuniões em um determinado período de tempo, de modo que nos obliguemos a passar de uma para a outra e não ficar mais tempo no escritório do que tínhamos planejado, e acotaríamos troca para ir direto ao centro da questão.


8. Assumir que a perfeição não se pode alcançar. Eu sou perfeita, com todas as minhas perfeitas imperfeições. Quanto mais apertadas vamos a tempo e, especialmente, quando nos deparamos com uma paternidade ou maternidade, mais difícil é manter-se presente. Se antes já era difícil alcançar a perfeição agora temos que ser conscientes de que não podemos fazer tudo perfeito. Um conceito que vai muito ligado a este ponto é o da necessidade de delegar, que se transforma em algo que não é negociável.


9. Conhecer bem as leis, seja para criticarlas ou para nos dar conta de coisas que na verdade não sabíamos que eram possíveis em relação à maternidade e paternidade; bem como estar pendentes de mudanças. O contexto ajudá-lo ou não no cumprimento, mas quanto mais informados estivermos, melhor. Que por nós não fique.


10. Determinar corretamente as prioridades e ser realistas. Como se trata de avançar e não de bloquearnos, há que ser conscientes das limitações que um determinado momento, oferece e estabelecer uma hierarquia de tarefas. Uma ferramenta com a função de gestão de projetos permite controlar as atividades desde o início de um projeto, estabelecendo fases e datas.

10 dicas para gerenciar a vida de trabalho, família e lazer
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