10 Propriedades da quinoa comprovadas

A quinoa é um dos superalimentos mais famosos.


Dois fatos importantes fizeram com que esta maravilhosa semente se popularizara como tudo foi feito.


O primeiro é a recomendação da NASA para seu uso como parte importante da alimentação dos astronautas, o que nos dá uma boa noção de suas vantagens.


O segundo fato é que a FAO (o órgão mais importante do mundo que trabalha no setor de alimentação) foi designado o passado 2013 como o ano da quinoa.


É que os benefícios da quinoa são tão importantes que ambos feitos apenas refletem uma realidade incontrastable.


propriedades da quinoa


A quinoa é uma semente, que se bem não é um cereal, tem um comportamento muito semelhante.


Por esse motivo, é conhecido como um seudocereal, o esclarecimento é importante. (1)


Também há que destacar que a quinoa não contém glúten, por isso pode ser consumido com segurança por pessoas que têm doença celíaca ou intolerância ao glúten.


A quino era muito usada pelo Império Inca naqueles tempos. Ele Se referia a ela como “a mãe de todos os grãos”. A consideravam divina.


Foi consumida por milhares de anos na américa do sul.


Conheça os 10 benefícios da quinoa testados:


1.- A Quinoa é muito nutritiva


Abaixo estão os valores nutriconales de 185 gramas de quinoa ou 1 xícara de quinoa: (2)



  • Proteína: 8 gramas

  • Fibra: 5 gramas

  • Manganês: 58% do requerimento diário

  • Magnésio: 30% do requerimento diário

  • Fósforo: 28% do requerimento diário

  • Folato: 19% do requerimento diário

  • Cobre: 18% do requerimento diário

  • Ferro: 15% do requerimento diário

  • Zinco: 13% do requerimento diário

  • Potássio: 9% do requerimento diário

  • Calorias: 222

  • Carboidratos: 39 gramas

  • Gordura: 4 gramas

  • Pequenas quantidades de omega 3

  • Esta livre de glúten

A nasa está vendo a possibilidade de crecerlo no espaço, dado seu alto valor nutritivo. (3)


Fornece ômega 3.


Um aporte adequado de ômega 3 é essencial para a saúde. As fontes naturais de ômega 3 costumam ter um conteúdo calórico mais elevado do que a quinoa, por isso é recomendado o seu consumo, especialmente em pessoas obesas. Em diabéticos, mulheres na menopausa e aqueles que sofrem de doenças cardiovasculares, é fundamental ter um consumo adequado de omega 3.


2.- Contém poderosas substâncias bioactivas chamadas campferol e quercetina


Existe muitos mais elementos saudáveis que se encontram nos alimentos naturais, além dos vitaminas e minerais que normalmente conhecemos.


Um deles são os flavonóides, estes são antioxidantes naturais das plantas, fornece vários benefícios para a saúde.


Dois dos flavonóides mais conhecidos são o campferol e a quercetina, que é encontrado em grandes quantidades na quinoa. (4)


A quantidade de quercetina apresenta a quinoa é superior a superalimentos ricos em quercetina como os mirtilos. (5)


Estas moléculas se viu que apresentam propriedades anti-inflamatórias, anti-virais, anti-depressivas, anti-cancerígenas, embora até agora somente em estudos em animais. Falta realizar estudos em humanos. (7)(8)(9)(10)


3.- A quinoa contém altas quantidades de fibra. Muito mais do que outros chamados alimentos ricos em fibras.


Existem diferentes variedades de quinoa, mas em média tem de 10 a 16 gramas de fibra por cada 100 gramas de quinoa. (11)


A quinoa cozida, tem muitos mais quantidade de fibra, já que absorve muita água.


Desafortundamente a maioria da fibra insolúvel.


Ainda assim, por cada chávena de quinoa há 2.5 de fibra solúvel. O que é uma quantidade muito adequada.


Há vários estudos que sugerem que a fibra solúvel pode auxiliar a reduzir o açúcar, baixar o colesterol e ajudar a perder peso para se sentir cheio mais rápido. Tem um poder de induzir saciedade muito elevado, por isso é ideal para uma dieta de adelgazamientol.(12) (13)


4.- A quinoa é livre de glúten. Excelente para pessoas com intolerância ao glúten.


Cada vez mais pessoas tentam evitar o glúten, embora não apresentem intolerância ao glúten.


O problema é quando usam comida processada cujo marketing a promovem como “alimentos sem glúten”. É melhor comer alimentos naturais que alimentos lixo marcados como livres de glúten, continuam alimentos lixo, embora se lhes identifica como livres de glúten.


A quinoa é um alimento livre de glúten.


5.- A quinoa é um alimento de alto teor de proteína. Fornece todos os aminoácidos essenciais


Contém 8 gramas de proteína por cada xícara de quinoa.


Fornece todos os aminoácidos essenciais.


As proteínas são cadeias cujos elos são aminoácidos. Alguns aminoácidos não podem ser sintetizados pelo nosso organismo, por isso contamos com sua contribuição externo, e são os chamados aminoácidos essenciais. Aqueles que consomem carne garantem uma dieta com todos estes aminoácidos, mas aqueles que são vegetarianos têm dificuldades para cobrir as suas necessidades. No entanto, a quinoa resolve este problema, porque os tem todos, o que o torna muito relevante em qualquer dieta vegetariana. (14)


6.- A quinoa tem um baixo índice glicêmico


O índice glicêmico é uma medida de quanto aumenta o açúcar é um alimento depois de depois de passada a turbulência.


Os alimentos com um elevado índice glicémico levam à obesidade, aumento do apetite e da diabetes. (15) (16) (17)


A quinoa tem um índice glicêmico de 56, o que é considerado um nível baixo. (18)


Lembre-se que a quinoa tem altas quantidades de carboidratos, por isso não se pode usar em dietas baixas em carboidratos, como a dieta cetogênica.


7.- A Quinoa possui grandes quantidades de minerais, especialmente o magnésio


A quinoa contém muitos minerais, que as pessoas não consomem a quantidade adequada em suas dietas.


A quinoa contém grandes quantidades de Magnésio, Zinco, Ferro e Potássio.


Desafortundamente a quino contém ácido fítico, que pode quebrar esses minerais e reduzir a sua absorção o toque digestivo.


Recomenda-Se mergulhar a pescada, antes de ser cozida para reduzir o ácido fítico da quinoa e poder absorver mais minerais.


Também contém grandes quantidades de oxalato, que reduzem a abosrción dos minerais e podem causar problemas em pessoas com pedras nos rins . (19)


Fornece minerais muito importantes para os atletas. Tanto para a resistência e para a recuperação do músculo após um grande esforço, é fundamental ter um aporte elevado de Magnésio e Zinco. Ambos os minerais estão presentes na quinoa em quantidades significativas.


8.- A quinoa pode ter algum lucro em doenças metabólicas


Em um estudo verificou-se que ao substituir o pão e a massa por quinoa reduz o açúcar no sangue e de triglicérides. (20)


Em um estudo em ratos, a adição de quinoa na dieta uma dieta rica em frutose inhibio os danos de frutose. (21)


Ainda faltam muitos estudos. Isso poderia ser uma possibilidade, algum dia, de momento, não existem dados suficientes.


9.- A Quinoa contém grandes quantidades de Antioxidantes


Isso implica que tem várias substâncias que ajudam a se livrar dos temíveis radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento e de doenças tão graves como as cardiovasculares e o câncer.


Em um estudo de comparação entre 10 alimentos verificou-se que a quinoa tinha a maior quantidade de antioxidantes. (22)


10. -A quinoa tem várias características que o tornam um alimento ideal para perder peso


A quinoa é rica em proteínas, o que aumenta o metabolismo e reduz o apetite. (23)


A grande quantidade de fibra faz com que você se sinta cheio mais rápido, fazendo com que a gente comer menos calorias. (24)


Os incas usavam o como anti-inflamatório de ação local


Há vários séculos os Incas aplicavam um empaste de quinoa para tratar os golpes, até mesmo fraturas e entorses. Para isso, preparavam o empaste com quinoa preta e uma bebida alcoólica (o importante é que contém muito álcool). Em seguida aplicavam o empaste sobre a lesão (sempre lesões fechadas com pele saudável) e a deixavam.


Como preparar a quinoa:


Você pode comprar em qualquer loja de alimentos saudáveis, ou pela Internet no mercadolibre.com (américa Latina) ou amazon.é (Espanha).


Você pode estar pronto em 15 minutos.


Quinoa

Tempo de preparación1minutoTiempo de cocción15minutosTiempo total16minutosRaciones1Calorías222kcal

Ingredientes



  • 1xícara de Quinoa

  • 2tazas de Água

  • Sal

Elaboração passo a passo



  1. Adicione 2 copos de água em um recipiente para aquecer, acende o fogão

  2. Adicione 1 xícara de quinoa com um pouco de sal

  3. Cozinha de 15 a 20 minutos

10 Propriedades da quinoa comprovadas
Rate this post

Comments are closed.

Post Navigation