O treinamento pélvico, melhora as relações sexuais

A qualidade das relações sexuais das mulheres pode aumentar significativamente com a execução de alguns exercícios muito simples que permitem tonificar a musculatura do assoalho pélvico, uma parte essencial do organismo feminino para desfrutar do sexo.


O assoalho pélvico é um conjunto de músculos que se encontram na parte inferior da cavidade abdominal. A falta de tônus muscular do assoalho pélvico é a principal causa de Incontinência urinária de esforço (perda de urina antes de qualquer esforço abdominal: tossir, espirrar, pular, rir, fazer exercício…), pode causar prolapsos (descida de órgãos como a bexiga, útero e reto) e até disfunções sexuais.


As disfunções sexuais mais comuns são: diminuição e falta de sensibilidade sexual, diminuição da intensidade dos orgasmos ou ausência deles e sensações dolorosas durante o intercurso sexual, entre outras.


É muito freqüente que, após ter tido um ou mais partos, as mulheres sintam que as suas relações sexuais já não são o que eram antes. Isto é devido a que a gravidez e o parto é um dos fatores de risco mais importantes para o enfraquecimento do assoalho pélvico pela pressão e estiramento que sofre durante o mesmo. Além disso, a presença de cicatrizes no assoalho pélvico (por episiotomia ou rasgos), prisão de ventre, tosse crônica e esportes de saltos, entre outros, o enfraquecem ainda mais.


Sendo o assoalho pélvico a musculatura que dá o tom à entrada da vagina e a musculatura se contrai em orgasmos, é fácil entender que uma fraqueza da mesma pode provocar flacidez ou abertura vaginal, diminuindo a estimulação durante o coito, tanto na mulher como no homem e dificuldade para chegar ao orgasmo.


Atualmente, todos estes problemas têm solução, de uma maneira fácil e indolor, graças à fisioterapia uroginecológica. O tratamento fisioterápico tem como objectivos específicos no caso de fraqueza do assoalho pélvico e são os seguintes:


• Aprender a localizar e reconhecer a musculatura do assoalho pélvico. Uma grande porcentagem das mulheres não sabe nem onde está, nem que função tem o assoalho pélvico.


• Exercitar a contração da musculatura do assoalho pélvico sem contrair simultaneamente a musculatura das nádegas ou coxas no caso de não ser necessário.


• Fortalecer a musculatura do assoalho pélvico. Para isso podemos utilizar desde os famosos exercícios de labirinto, e os abdominais hipopresivos, até exercícios específicos com biofeedback , correntes estimulantes, exercícios de normalização encontrava-pélvica, cones vaginais, bolas chinesas, etc.


• Aprender a integrar a musculatura do assoalho pélvico em nossa vida cotidiana. Desta forma, saberemos como protegê-lo contra esforços hiperpresivos para evitar um enfraquecimento da mesma, saberemos como trabalhá-la em qualquer momento do dia e, claro, como usá-lo durante as relações sexuais para que estas sejam mais satisfatórias tanto para a mulher como para o homem.


Além destes benefícios, esses exercícios melhoram a lubrificação vaginal e a elasticidade. Por vezes, esta lubrificação é perturbado por mudanças como a utilização de métodos contraceptivos de tipo hormonal, o uso da pílula ou o anel, pela presença de fungos ou irritação, stress, etc.


Quanto aos exercícios de Labirinto , com estes conselhos e com um mínimo de cinco minutos por dia, o que te basta, para começar.


1) Localiza-se e sinta os músculos de seu assoalho pélvico. Para isso você pode ajudá-lo de um espelho, toque o seu períneo, insira um ou dois dedos em sua xoxota, e imagina que foge da urina ou um gás e quer evitá-lo.


2) Escolha a posição em que seja mais fácil contrair o seu assoalho pélvico. Você pode começar com posições mais simples, como deitada de barriga para cima ou de lado ou sentada.


3) Mantenha a correção postural ao fazer os exercícios de Labirinto. Tente manter as costas retas e elongada e sua pelve em posição neutra.


4) Contraia sua musculatura do assoalho pélvico de forma intensa, mantendo entre 3 e 10 segundos. Imagine que você fechar e elevas a vagina e o ânus. Lembre-se de não recolher nem os gúteos, nem os aductores, nem os retos do abdômen. Também não contenham a respiração enquanto você faz esses exercícios.


5) Após a contração relaxa lentamente. O tempo de relaxamento deve ser pelo menos igual ao tempo de contração.


6) Realiza de 2 a 5 séries de contrações. Descansa entre série a e série para não fatigar a sua musculatura.


7) Se você quer uma tabela de exercícios personalizados não hesite ir a um fisioterapeuta especializado em assoalho pélvico. Se elaborará a programação mais adequada para as condições de seu períneo.


Dependendo de como tratar o nosso assoalho pélvico ele pode nos dar muitas preocupações ou muitas satistisfaciones.

O treinamento pélvico, melhora as relações sexuais
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